O grande motivo resume-se em uma única palavra: GESTÃO.
A gestão nada mais é do que o ato de gerenciar pessoas, processos, ativos e estratégias para alcançar um objetivo. Para isso é necessário criar metas e caminhos para identificar os elementos a serem resolvidos dentro de uma empresa, a fim de atingir um ponto desejado.
A gestão vai além da administração. Ela é mais complexa, pois além de conhecer bem os processos operacionais da empresa, precisa entender o mercado, ficar de olho em novidades e inspirar pessoas. Portanto a gestão é mais abrangente.
Existem vários tipos de gestão e todos são de suma importância para seu negócio ou para sua empresa.
Primeiro temos a gestão empresarial.
Ela engloba todas as características necessárias para bons gestores, é o papel central que envolve a administração, a análise, previsão e coordenação de processos e de pessoas
Temos também a gestão financeira.
De certa maneira ela tem as mesmas atribuições da anterior, mas é focada no gerenciamento de processos e registros do dinheiro relacionado ao negócio. Além de transações financeiras, fluxos de caixa, investimentos, orçamento e afins.
Em seguida tem-se a gestão de pessoas.
Ela é de suma importância para as organizações, pois formam o núcleo produtivo e estratégico que vai possibilitar a operação a entregar os produtos e serviços. Aqui entram características importantes como, liderança e empatia.
Temos também a gestão de processos e logística.
Ambas estão relacionadas a forma de se trabalhar. E por meio desta gestão que o trabalho, nestas respectivas áreas, são otimizados para melhor desempenho.
A gestão de marketing está relacionada, não apenas a propaganda e divulgação, mas também em conhecer o público alvo, entender sua linguagem e qual a melhor maneira de abordá-los. A gestão de vendas é, até certo ponto, uma aliada do marketing. Ambas utilizam de pools de dados para traçar suas estratégias. No entanto, neste caso, o foco não é tanto na mensagem, mas sim em quem é atingido por ela. Sua função, também, é identificar as tendências de marcado e adaptar-se a demandas para manter o funcionamento do negócio.
Como fazer a gestão? Não existe, necessariamente, um método único para isso, entretanto há várias metodologias e frameworks que entregam a base desses processos. Basta apenas adaptá-las as suas necessidades.
A análise SWOT, talvez, seja a mais conhecida e comum delas. Ela é uma análise da situação atual da empresa, o que ajuda a definir como pode fazer mudanças e quais estão atreladas a decisão.
Outra é a PDCA (Plan, Do, Check, Act), muito utilizada para gestão em constante mudança e no controle de qualidade e melhoria em processos. Ela cria um ciclo virtuoso, em que o gestor cria uma mudança, executa, avalia e adapta para melhorar os resultados.
O BSC é um modelo de performance que abrange em tabela vários aspectos diferentes da administração e operação da empresa. Temos ainda GDP, PMBOK e a Metodologia ágil. Existem muitos métodos para gerir seu negócio, e uma boa gestão faz um negócio de sucesso.
Texto de Kuwana Junior
O que achou desse artigo? Você já utilizou algumas dessas ferramentas? Nos conte no comentário como foi sua experiência…
Lembre-se muitas pessoas podem se inspirar com seu comentário!