Ícone do site S M Gestao de Negocios e Contabilidade LTDA

Dicas para gerenciar sua loja virtual de forma eficiente

Neste artigo vamos ver dicas para que você possa gerenciar sua loja virtual de forma eficiente.

Seja multitarefa

Para estar à frente de um negócio eletrônico, é preciso atuar em diferentes frentes: da busca pelo cliente até a garantia que ele terá uma boa experiência de compra e entrega.

Ou seja, estar sempre atendo aos detalhes, do estoque ao processamento de pagamentos, passando pelo monitoramento do atendimento e análise das métricas de visitas e conversão do site, sem contar toda parte burocrática.

Organize-se

Lojas online costumam ter operações enxutas, o que significa que, além de se desdobrar em vários papéis, você tem que ser muito organizado.

Mantenha controles de tudo – estoque, vendas, pedidos, entregas. Seja na planilha ou no bom e velho papel, não deixe nada passar despercebido.

Use métodos de verificação

Uma boa ideia para controlar o estoque é contar com a verticalização. Para isso, basta orientar toda a ordem do estoque a partir do sentido de leitura ocidental.

Na verticalização, tudo o que está estocado deve ser organizado da esquerda para a direita. Você pode optar por realizar a organização por tipo, por tamanho e até por cor dos produtos. Assim, você otimiza o inventário e facilita a documentação de entradas e saídas.

Construa uma boa relação com fornecedores

Ter uma boa relação com os fornecedores também facilita a gestão das finanças. Esse contato com os parceiros diminui os riscos de ficar sem um produto ou de não ter os prazos de entrega cumpridos.

Tenha um plano de metas realista

Estabelecer um plano de metas realista para a loja virtual permite que o empreendedor direcione seu foco para as ações realizadas em vez de gastar tempo pensando (mas não executando) sobre o que deseja para o futuro da loja virtual.

Ao criar um plano de metas para determinado período, o profissional consegue definir com mais clareza aonde quer chegar e quais ações adotará para alcançar esse objetivo. Como meta, a loja virtual pode ter que alcançar X vendas com um ticket médio de valor Y em um período de 6 meses, por exemplo. Tal posicionamento diminui os ruídos na hora de gerenciar a loja virtual, aumentando a eficácia das práticas realizadas.

Agora você já sabe algumas dicas para gerenciar sua loja virtual de forma eficiente.

 

Sair da versão mobile