Ícone do site S M Gestao de Negocios e Contabilidade LTDA

Dicas para manter sua equipe engajada durante o Home Office

Devido a época em que estamos vivendo, muitos estão trabalhando em Home Office. Mas como manter sua equipe engajada durante esse momento difícil? Neste artigo vamos ver algumas dicas.

Tenha uma comunicação constante e efetiva

Graças à tecnologia, hoje existem muitas maneiras de se comunicar de maneira efetiva. Por isso, manter o canais de comunicação abertos e estar sempre disponível para que seus colaboradores venham dialogar com você, é extremamente importante.

Além disso, descubra qual plataforma online funciona melhor para sua equipe e, se possível, mantenha contato com eles diariamente por meio dessas plataformas.

Lembre-se que grande parte da comunicação vai além do não-verbal. Então, estimule os membros da sua equipe a usarem todas as ferramentas disponíveis. 

Mantenha as reuniões

Mantenha sua rotina de reuniões com sua equipe, seja para definir novas metas ou passar feedback para os funcionários, pois mantê-los motivados e sempre com afinco no serviço é importante. Dessa forma a equipe vai se manter entrosada e engajada.

Também é recomendado que seja mantida a avaliação de desempenho individual, dessa forma o colaborador tem a chance de aprimorar seu serviço em Home Office em pontos que talvez ele nem perceba que esteja deixando de ser produtivo.

Reconhecimento

Independente da localização e da proximidade física, lembre-se de sempre reconhecer um trabalho bem feito. Por estarmos longe, as vezes nos esquecemos de exercer um gesto simples, mas que pode significar muito. Por isso, agradeça, mande um e-mail, faça uma menção em algum lugar, faça com que os membros do seu time se sintam reconhecidos pelo trabalho bem feito.

Seja claro sobre suas expectativas

É de suma importância deixar claro, quais são as metas, objetivos, e o que você espera de resultado de seus colaboradores, afinal vocês não estão mais com o contato próximo que tinham como de costume, por isso é essencial que seja tudo bem definido.

Cabe nesse momento você como gestor, exemplificar e mostrar ao seus funcionários como eles devem se portar na sua nova jornada de trabalho, caso contrário, seu empreendimento pode acabar perdendo produtividade, mesmo que de uma forma involuntária.

Liderança colaborativa

Liderança colaborativa consiste basicamente em liderar pelo exemplo. Assim, mostre para o seu time como se fazem as coisas na prática. Afinal, não faria sentido cobrar uma postura de seus colaboradores que você como gestor não tem. Com isso, você vai conseguir motivar o seu time e ver que essa prática vai até mesmo melhorar o clima organizacional da empresa.

Agora você já sabe como manter sua equipe engajada durante o Home Office.

Sair da versão mobile