Qual é o momento de fechar uma empresa?

Qual é o momento de fechar uma empresa? 2

Encerrar as atividades e extinguir a empresa: esta é a situação que qualquer empreendedor quer evitar. Apesar dos esforços, no entanto, o quadro é mais comum do que se imagina. Pesquisa realizada este ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelou que 50% das empresas no Brasil fecham as portas após 3 anos em funcionamento. As explicações para a mortalidade precoce desses empreendimentos podem ter diversas origens: momento econômico do país, dificuldades financeiras e mercado explorado já obsoleto, entre muitos outros.

Quando encerrar as atividades?

Se, em algum momento, você já utilizou todas as estratégias de marketing possíveis para divulgar o produto e a empresa, sem resultados, ou entrou nos limites do cheque especial e usou linhas de capital de giro, mas, ainda assim, não consegue superar dívidas ou, pelo menos, melhorar a margem de lucro, é sinal de que você deve considerar a possibilidade de fechar o negócio.

Conheça os principais sinais e saiba como contornar os problemas. Se a sua empresa possui uma ou mais dessas características, é sinal de alguma coisa tem que mudar.

Fonte: – https://goo.gl/jeH7cv / https://goo.gl/qVqaMN

1 – Aumento no número de reclamações dos clientes

Dificilmente um cliente que esteja insatisfeito com os seus produtos e serviços voltará a fazer negócios com você. O primeiro ponto que o empreendedor deve observar é se as queixas dos clientes possuem algum padrão, para que o problema seja resolvido de forma definitiva. De nada adianta agir pontualmente, se os problemas estão na estrutura da empresa.

2 – Fluxo de Caixa

Para uma melhor avaliação, é necessário preparar um fluxo de caixa com uma visão de, pelo menos, 90 dais. Se você tiver dificuldades na elaboração dessa análise, peça ajuda ao seu contador.

Constatado que o negócio se tornou inviável e, na inexistência de alternavas factíveis, lamento, mas chegou a hora de jogar a toalha.

Se você tiver que fechar a sua empresa, não significa que você colocou o chapéu de eterno fracassado. São inúmeros os exemplos de empresários de sucesso que foram à lona diversas vezes e hoje são donos de verdadeiras fortunas.

 

Compartilhe

WhatsApp chat