Durante o ano de 2020 muitos empresários tiveram problemas para se manter, mas como é possível o planejamento empresarial te ajudar com isso?
Mesmo com todos os acontecimentos, o Brasil foi o país que sofreu menos prejuízos financeiros com a crise.
Mesmo com inseguranças, é sempre importante se planejar para continuar crescendo ou se reerguer depois de tudo que passamos.
Separamos pra vocês algumas dicas valiosas para ajudar a sua empresa com o planejamento empresarial.
Por onde começar?
O planejamento começa a partir de uma ideia que passa a ser estruturada traçando os objetivos e idealizando estratégias para chegar onde se deseja.
Veja abaixo o passo-a-passo para alavancar o crescimento de sua empresa:
🔹 Defina suas metas.
Você já sabe quais resultados quer alcançar este ano?
Suas metas serão semanais ou mensais? Serão metas para o longo prazo ou imediatas?
Defina o destino e com isso será muito mais fácil traçar o caminho para chegar lá.
🔹 Planejamento financeiro.
O planejamento financeiro de sua empresa deve ser muito bem estruturado.
Saber separar suas finanças pessoais da empresarial é muito importante e indispensável.
Analise seu orçamento e quais as possibilidades com ele.
E depois, decida onde e quando investir este orçamento.
Para quem busca facilidade para manter as finanças em dia, já existem sistemas que fornecem esse controle de forma muito simples e eficaz.
🔹 Análise de concorrência
Não se engane, um bom competidor conhece as táticas de seus concorrentes.
Pesquise sobre os produto do mercado, o que oferecem e o que as pessoas estão falando dele, anote o que acha possível mudar para um retorno maior e aplique em sua empresa.
Sua marca e seu produto devem ter identidade própria, sendo assim, busque apenas por inspiração e não terá problemas.
Fique atento e crie algo que tenha algo em comum com a visão e personalidade da sua empresa, mas não tenha medo de tentar.
Se der errado, você pode tentar novamente até conseguir o resultado que deseja.
🔹 Estratégia de marketing.
As primeiras informações que o Lead receberá de sua empresa são fornecidas pelo time de marketing, são eles quem devem chamar a atenção do público para seu produto.
Então alinhe sua estratégia e defina como quer que as informações do seu produto cheguem até ele, depois, decida como este lead chegará até o time comercial para que seja convertido à cliente.
As redes sociais são grandes aliadas da publicidade.
Então aumente seu engajamento e mantenha um contato constante com seu público.
🔹 Estratégia comercial
Depois que o time de marketing levantar a curiosidade do Lead, é função do time comercial fazer contato e tentar transformá-lo em um cliente.
Sendo assim você deve alinhar com seu time de vendas qual será a abordagem utilizada.
É importante que eles conheçam bem o produto para que a venda seja assertiva, então é bacana investir em treinamentos para seus vendedores.
Um bom vendedor é quem conhece seu produto e consegue explicá-lo com facilidade.
🔹Feedback e recompensas.
Dar feedback a seus colaboradores é muito importante.
Elogie os bons resultados e aponte melhorias caso necessário.
Esta conversa além de motivar o time mostrando que reconhece o trabalho deles, dá abertura a uma integração maior do gerente/supervisor com os subordinados.
É importante também recompensar os colaboradores quando um bom trabalho é feito, seja uma recompensa financeira ou simbólica.
Então tente manter seu time engajado e focado na meta da empresa junto contigo.
🔹 Monitoramento e manutenção.
É bacana que a cada 30 dias pelo menos você reveja os números e analise os resultados obtidos até o momento.
Se algo precisar de alteração você deve novamente analisar as possibilidades e traçar a melhor estratégia para continuar crescendo cada vez mais.
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Te restou alguma dúvida sobre planejamento empresaria?
Se sim, é só comentar aqui que teremos prazer em te ajudar!
Texto via Jornal Contábil