Neste artigo vamos ver algumas dicas para que sua empresa possa sobreviver ao primeiro ano.
Atente-se ao posicionamento estratégico
O consumidor só entrará na sua loja ou contratará seu serviço se ele sentir que sua empresa tem uma proposta que seja de real valor para ele. É um dos pontos mais importantes e é o que irá sustentar seu negócio.
Para acertar é preciso observar as movimentações do mercado. A melhor maneira para identificar se o problema está no seu produto, ou em sua abordagem é fazer uma pesquisa em todo o mercado.
Planeje-se
Esse é o ponto essencial para o sucesso ou fracasso de uma empresa. Por isso, ter um plano bastante alinhado é muito importante. As coisas vão te tirando do rumo e o plano serve para você lembrar. Mas também não pode ser rígido a ponto de te fazer perder oportunidades.
Use o marketing digital
Empresas que não investem em uma estratégia de marketing digital hoje em dia, estão perdendo uma ótima oportunidade.
Com um custo relativamente baixo e uma mensuração de resultados muito mais eficaz, o marketing digital é muito bom para alavancar negócios de todos os portes.
Sendo assim, tenha uma estratégia de marketing digital e melhore o desempenho de sua empresa.
Dedique tempo para controles
Algumas planilhas são essenciais para que um pequeno empresário possa controlar suas vendas, seus funcionários e seus estoques.
Os resultados de uma nova ação de marketing em seu negócio, por exemplo, devem ser registradas sistematicamente para acompanhar a evolução deste investimento.
Verifique sua capacidade financeira
A falta de capital é o segundo motivo que leva ao fim de um negócio. Por isso, nesse momento, o empreendedor precisa ter controle dos gastos. O desespero financeiro faz você abraçar tudo e se perder. Tenha uma estrutura de gastos enxuta para não desestabilizar as finanças.
Fique de olho na concorrência
Conhecer e acompanhar os concorrentes ajuda a ver o que eles não fazem tão bem e que pode virar uma oportunidade para o seu negócio conquistar o cliente. Saiba também o que os seus concorrentes fazem melhor do que você e busque ações que neutralizem isso.
Mantenha-se sempre atualizado
Mesmo se seu negócio estiver indo bem e deixando qualquer concorrência para trás, não se acomode. Fique sempre de olho em tendências que podem envolver o mercado em que seu negócio atua e tente sempre inovar.
Agora você já sabe alguns passos necessários para que seu negócio sobreviva ao primeiro ano.