Ícone do site S M Gestao de Negocios e Contabilidade LTDA

A importância da contabilidade para sua empresa

Neste artigo vamos ver o que é contabilidade e sua importância para as empresas.

O que é contabilidade?

A contabilidade, na prática, é a ciência da riqueza. Para os teóricos importantes dessa área de conhecimento, é uma ciência ou um serviço social que estuda e coloca em prática funções de registro e controle relativas a atos e fatos da Economia e da Administração.

De forma específica, a contabilidade estuda e controla o patrimônio  das empresas por meio de registros contábeis dos fatos e suas respectivas demonstrações de resultados produzidos.

Por esse motivo, é essencial para empresas de todo o porte. A contabilidade é a ciência que auxilia no processo de administração de um negócio, tendo papel crucial na tomada de decisões. Com informações e relatórios que somente um contador pode compreender, o empresário sozinho nada faria com dados tão relevantes.

Resumindo tudo, a contabilidade é o instrumento auxiliar na administração empresarial e na tomada de decisões.

A importância da contabilidade para sua empresa

Para definir a importância do serviço contábil nas empresas, é preciso apontar os serviços possíveis para as empresas.

Por meio de documentos fiscais, um profissional contábil fornece aos administradores e proprietários, dados fidedignos da saúde financeira do negócio.

Essas análises também possibilitam um acompanhamento e uma organização melhor estruturada da vida financeira das empresas.

Posteriormente, aliado a essa organização o profissional contábil tem conhecimento suficiente para auxiliar em processos de gestão financeira, como, por exemplo:

Com dados, como os citados acima, o contador poderá auxiliar também no Planejamento Estratégico da empresa.

É recomendável que esse planejamento seja realizado ao menos uma vez por ano, analisando o ano em questão e projetando o ano virá.

Nesse processo, o contador poderá auxiliar no:

  1. Balanço Patrimonial;
  2. Definição de objetivos e metas;
  3. Análise de campos de atuação com maior possibilidade de retorno financeiro;
  4. Planejamento e criação de estratégias de crescimento.

Tudo isto, proporcionará ao gestor e sócios, uma maior segurança e organização administrativa da empresa.

Um contador facilitará também no processo de possível aquisição de linhas de crédito, empréstimos e financiamentos junto às instituições financeiras.

Isso, porque um contador auxilia em documentos que normalmente são solicitados por bancos, como por exemplo: Balanço Patrimonial, DRE e Demonstração de Lucros e Prejuízos acumulados (DLPA).

Além desse planejamento, acompanhamento e organização financeira, o contador também é o responsável, junto com o empresário, da área fiscal da empresa.

Agora você já sabe o que é contabilidade e qual a sua importância para as empresa.

Sair da versão mobile