O que é Assessoria Contábil?

imagem

Neste artigo vamos ver o que é assessoria contábil e como ela funciona para que você possa entender melhor.

O que é uma assessoria contábil?

Uma assessoria contábil é uma empresa especializada na prestação de serviços de contabilidade a outras empresas. O serviço de uma assessoria contábil é bastante flexível quanto à abrangência e quanto ao preço. Esse serviço depende de muitos fatores, como por exemplo, o tamanho e categoria tarifária da empresa contratante.

Esses fatores determinam o tamanho das necessidades dessa empresa e é com base nelas que vai se dimensionar o formato do serviço prestado. Uma empresa pequena, por exemplo, não requer um serviço complexo de análise de balanço e assessoria financeira.

Ao contrário de empresas de grande porte, que podem ter um departamento de contabilidade e mesmo assim recorrer ao serviço de um escritório conceituado e capacitado para lidar com as complexas questões tributárias e trabalhistas impostas pela legislação da empresa.

Quanto maior e mais complexo o negócio, mais a contabilidade deixa o papel de mero registro para fins fiscais e se transforma em uma grande ferramenta de gestão.

Como funciona uma assessoria contábil?

Quanto mais informações relevantes forem disponibilizadas pela empresa contratante, e mais organizadas elas forem, mais instrumentos a assessoria contábil terá para fazer uma analise objetiva e eficiente sobre a real situação da empresa.

É muito importante que o cliente tenha alguma organização para reunir essas informações de forma que o trabalho da assessoria contábil seja facilitado. Ser organizado, nesse ponto, é mais importante que efetivamente entender sobre leis e regras fiscais e contábeis.

Algumas dessas informações são de extrema importância para o trabalho desenvolvido pela assessoria contábil o que, consequentemente, implica na tomada de decisões dos gestores.

Alguns exemplos de informações importantes são os demonstrativos de fluxo de caixa, de contas a pagar, contas a receber, folha de pagamento, controle do ativo imobilizado, dos custos, demonstração do resultado do exercício, simulações de preços e também resultados baseadas em dados contábeis e apuração de impostos.

Agora você já sabe o que é uma assessoria contábil e como ela funciona. Mas quais são seus principais benefícios? No próximo artigo veremos mais a respeito.

 

Open chat
1
Olá
Podemos te Ajudar?