Você está pensado em abrir sua própria empresa, mas não sabe por onde começar? Separamos alguns passos que são necessárias para abrir sua empresa.
Monte um plano de negócio
Nunca se deve abrir um negócio sem a elaboração de um modelo de negócios. Essa é uma das etapas mais importante para quem quer se tornar um empreendedor. Definir os objetivos, o capital de abertura, a análise do mercado e concorrência, e a análise de tudo que a empresa irá oferecer são pontos cruciais para o sucesso de uma ideia e de seu funcionamento.
Após o amadurecimento da ideia, é hora de colocar no papel tudo o que foi definido. O plano de negócios é o momento em que o empreendedor pode definir se sua ideia tem potencial de se tornar um negócio ou se é inviável no mercado.
Estude o mercado
Não adianta ter uma boa ideia se ela for incompatível com o mercado. A primeira coisa que é preciso fazer é mapear as melhores oportunidades e não tentar simplesmente empurrar “goela abaixo” o seu produto ou o seu serviço. A não ser que você esteja criando algo realmente disruptivo.
Escolha um setor e um segmento
Após fazer um plano de negócios e estudar o mercado, é a hora de definir um setor. Indústria, comércio ou serviços? Dentro deste setor, qual será o segmento de sua atuação? Por exemplo, na área de alimentos, de esportes, de saúde, de animais de estimação? Pode ser estratégico procurar oportunidades onde a concorrência é menor. Analise em que área você se identifica mais.
Defina o seu público-alvo
Dentro do seu segmento, qual será o seu público-alvo? Essa definição pode ser feita por faixa etária e/ou por faixa de renda. São poucos os produtos ou serviços que servem para qualquer pessoa. Fraldas geriátricas não são para adolescentes. Se você abrir uma sorveteria, por exemplo, os bebês não serão seus clientes. Escolher o seu público-alvo é fundamental para não errar na hora de precificar os seus produtos.
Crie seu produto ou serviço
Chegou o grande momento de construir o seu produto ou o seu serviço. Criatividade, inovação e ousadia são bons ingredientes para o sucesso a longo e a curto prazo. Você pretende apostar em algo que já existe, que já tem uma concorrência estabelecida, ou pretende introduzir algo novo no mercado? Aprimorar a ideia do concorrente nem sempre é algo negativo. Ruim mesmo é simplesmente copiá-la, sem nada novo para inovar. A maioria dos empreendedores faz isso, mas o sucesso é mais comum dentre as ideias inovadoras.
Agora você já sabe alguns passos importantes para abrir sua própria empresa.