Declaração completa e simplificada, o que são?

imagem

Neste artigo vamos ver o que são e as diferenças entre IR: declaração completa e declaração simplificada.

O que é declaração simplificada?

A declaração simplificada do imposto de renda é a opção ideal para quem tem poucas despesas a deduzir. Aplica o desconto padrão de 20% sobre os rendimentos tributáveis ao longo do ano anterior à declaração, respeitando o limite estabelecido pela Receita Federal. A declaração simplificada pode ser usada por qualquer contribuinte, independente da sua renda total ou do número de fontes pagadoras.

Em suma, a ideia do modelo simplificado é somar os valores tributáveis do ano anterior e, de seu resultado, calcular o desconto de 20% sobre a base. Essa opção é o mais indicado para autônomos que não tenham muitas despesas a declarar, além de quem toca o próprio negócio sem tantos dados para registrar em seu imposto de renda.

O que é declaração completa?

A declaração completa do imposto de renda é ideal para contribuintes que tenham muitas despesas a deduzir e dependentes, como gastos com educação e saúde. Na declaração, é preciso incluir as despesas com o máximo possível de detalhes, lembrando de guardar os comprovantes por, no mínimo, cinco anos. Se a soma total das deduções não ultrapassar o limite, a declaração é automaticamente convertida para o simplificado.

Um pouco mais complexo que a declaração simplificada, o modelo completo exige o detalhamento de cada despesa tributária. É indicado para autônomos cuja renda seja superior ao limite estabelecido pela Receita.

Como saber qual a melhor opção para você?

O próprio site da Receita Federal indica qual o melhor modelo de declaração no momento em que você está preenchendo os dados. A ferramenta calcula e também compara o quanto será pago de imposto e qual o valor da restituição a ser recebido (caso haja algum), indicando, no final, se você deve usar a declaração simples ou a completa.

Declaração de IR

Independente do modelo que você for escolher para declarar seu Imposto de Renda, seja o completo ou então o simplificado, é essencial que preencha corretamente os dados para evitar algum tipo de erro.

Agora você já sabe o que é a declaração simplificada e a declaração completa.

Open chat
1
Olá
Podemos te Ajudar?