O que é capital de giro e para que ele serve?

imagem

Neste artigo vamos ver mais a respeito da capital de giro, o que é e para que ele serve.

O que é capital de giro?

Capital de giro é o ativo circulante da empresa para arcar com os custos e com as despesas fixas e variáveis. Em outras palavras, são os recursos financeiros que se encontram em estoque, os investimentos líquidos (como ações ou títulos do tesouro), os valores em contas bancárias, os pagamentos a receber, e tudo aquilo que pode ser facilmente convertido para o cumprimento das obrigações negociais e também para a manutenção do bom funcionamento da empresa.

Assim, o capital de giro se diferencia do investimento fixo, que é toda a estrutura da empresa que foi adquirida para seu funcionamento (imóveis, equipamentos, veículos, máquinas, entre outros).

Se uma empresa vende um produto a prazo no mês de maio, mas receberá o valor correspondente apenas em julho, isso significa que durante o mês de junho será preciso ter capital para que as despesas fixas continuem sendo pagas. O seu capital de giro é como se fosse o seu banco ou a sua reserva.

Outra situação comum na qual o uso do capital de giro é importante é durante períodos de sazonalidade. Todos os negócios têm meses em que o volume de vendas é menor. Se ocorrer de a empresa não atingir o ponto de equilíbrio em um mês, o capital de giro será o responsável por segurar a diferença durante um período, de forma que os funcionários, impostos e as demais obrigações não deixem de ser pagas por falta de dinheiro da empresa.

Qual a importância do capital de giro?

A importância do capital de giro é que ele representa o quanto a empresa pode dispor para adimplir e sanar as suas obrigações e contas. Empresas que operam com um capital de giro baixo acabam incorrendo em maior risco financeiro, pois, em eventualidades de mercado, recessão, despesas imprevistas ou necessidades financeiras, elas acabam ficando muito despreparadas.

Isso significa que o capital de giro está diretamente ligado à saúde financeira de sua empresa e, por isso, é de extrema importância saber como calculá-lo e sempre manter seu fluxo alto.

Ou seja, quanto maior for o capital de giro, maior será o tempo que a empresa poderá se manter em atividade, com as suas obrigações em dia, mesmo que ela deixe de receber qualquer valor que seja. Em um cenário razoável, é importante ter em mente uma perspectiva de pelo menos seis meses.

Agora você já sabe o que é capital de giro e qual a sua importância.

Open chat
1
Olá
Podemos te Ajudar?